Amigos

Translate

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

COMORBIDADE: TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO


Alguns portadores de Tourette também desenvolvem o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). É um transtorno de ansiedade que afeta o modo como as crianças, adolescentes e adultos pensam. Caracteriza-se por obsessões e compulsões que ocupam uma quantidade considerável de tempo do portador e interferem nas suas relações familiares e sociais.

Obsessões involuntárias são pensamentos intrusivos, imagens ou impulsos que podem causar preocupação e temor insuportável. Para lidar com as obsessões, a pessoa que tem TOC tem de realizar atos mentais ou físicos chamados de compulsões.

Compulsões são rituais repetitivos que fazem os indivíduos com TOC se sentirem melhor quando as realizam, mas o alívio é apenas temporário. Alguns portadores não se sentem ansiosos e outros nem sequer têm pensamentos obsessivos, mas sim um desejo incontrolável, um sentimento de ter que realizar rituais.

Sintomas mais comuns:

- Qualquer ritual diário de higiene, repetitivo e exagerado
- Repetição de ações
- Escrever a mesma palavra ou texto várias vezes
- Ler a mesma revista, jornal ou livro
- Checagens compulsivas
- Tarefa escolar
- Arrumação de brinquedos
- Contar as lâminas de uma persiana várias vezes
- Contar azulejos, pisos em ladrilhos
- Simetria
- Na arrumação de armários
- Na arrumação de brinquedos

Os tratamentos mais frequentemente utilizados para o TOC são a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e/ou medicamentos que inibem a recaptação de serotonina e que atuam para reduzir a ansiedade. Para algumas crianças e adolescentes, associar estas duas modalidades de intervenção pode ser a forma mais eficaz de tratamento.

Fonte: ASTOC

Nenhum comentário: