Amigos

Translate

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DESTE DEPOIMENTO, SURGIU O CLIC NERVOSO

Este blog nasceu de uma longa conversa entre o Auber e uma amiga que tem tiques transitórios no espaço de mensagens privadas do Facebook. Do desabafo desesperado dela e do que foi falado, depois, surgiu a ideia de se criar o Clic Nervoso. O nome e a foto-símbolo do blog foram ideias dela.

Suas primeiras palavras nesse diálogo são tão fortes que resolvemos compartilhar com nossos leitores para que os leigos saibam o quanto pode sofrer um portador de ST. A pedido dela, não será identificada por temer que se ampliem o preconceito e a discriminação que já sofre cotidianamente, em sua vida pessoal e profissional:

"Auber, eu acho que tenho síndrome de Tourette e odeio esta porra. Ela apareceu quando eu tinha 6 anos, quando uma vadia de uma empregada me assustava dizendo que minha mãe ia morrer. Daí, fiquei cheia de tiques nervosos.

Eu sofria de bullying na escola; era um horror. Não tinha vida social com o colegas; detestei meu período escolar. Quando eu fiquei adolescente, com 14 anos, ela desapareceu, ou melhor, dormiu.

Fiquei curada por quase 20 anos. Quando eu tinha 32, ela voltou com tudo.

As pessoas do meu trabalho às vezes perguntam porque eu pisco milhões de vezes e outras coisas... Mas, foda-se todo mundo. Estes dias vieram me perguntar - pergunta de merda -, e eu respondi que eu tenho um problema cerebral, químico, e ponto final. Meu colega, que trabalha na minha sala, reclamou... Mandei ele se foder com todas as letras. Mandei ele se demitir se não queria ficar no mesmo ambiente que eu.

Eu não me envolvo com ninguém que é, que vá escutar que eu fico estralando os dedos dos pés ou piscando e outras coisas que faço sem perceber.

Mas é uma merda. Eu nunca daria minha cara pra bater na TV. NUNCAAAAA!!! Mandava matar a repórter ou quem me indicasse pra reportagem. E também não vou assistir ao programa porque eu vou querer me matar depois dele. Porque eu sou muito pior que tu...

Até os amigos do meu filho mais velho disseram pra ele que eu tenho vários tiques... Eles pioram quando eu to nervosa...

É uma merda e eu não procuro ajuda pra tratar. Tento me concentrar, fazer exercícios de concentração quando vejo que vai começar o tique. Ao contrário de ti, morro de vergonha e não me aceito por isto. Mas é certo que no dia que passar esse programa, vão me dizer coisas no trabalho no outro dia e vou confessar tudo. Que sou doente e tal..."

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta é a ilha chamada terra que moramos. Pessoas individualistas que para o problema do outro, que podem fazer é rir e não ajudar. Como o dono do blog escreveu, ninguém ri, faz piada ou reclama que o parceiro tem câncer: "ai que saco este teu câncer que me encomoda". Mas o tourette é um problema grave e sério, pior que câncer, sabe porque???? Porque ele anula a vida do portador da síndrome por toda sua existência, e o sofrimento é uma prisão por 70/80 anos, enquanto o câncer é tratado com respeito e piedade por toda sociedade. Ass, familiar de um portador MODERADO da S. T.
Obrigada pelo blog magnífico e esclarecedor.

Anônimo disse...

Tenho isto também e sei perfeitamente que estes tiques nervosos trolam com a vida de alguém. Isto porque em diversas situações quanto mais você não quer fazer mais os faz.Fico pensando o quão ridículo tudo isso é, porque é uma doença que só quem tem sabe o quão devastadora ela é. E não digo no aspecto físico, mas sim psicológico. Não consigo encarar pessoas sem que meus olhos pisquem estranhamente ou que minha boca se mexa como se fosse um sorriso retardado. Tenho 19 anos e em minha faculdade apesar de ser um curso democrático( de todos e pra todos, Direito), ninguém quer se importar e o que era ruim se tornou muito pior o Bulling que já sofria por nunca ter conseguido me relacionar normalmente com alguém. É bom saber que não sou a única a passar por este tipo de coisa.