Amigos

Translate

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

E TPOC, VOCÊ CONHECE?

Uma condição similar ao TOC é o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, definida pelos pesquisadores como "uma condição caracterizada por uma preocupação crônica com regras, método e controle".

Pessoas com TPOC têm um impulso esmagador em direção à perfeição que pode realmente ser destrutivo. Muitas vezes elas não conseguem terminar projetos porque sua ideia de perfeição nunca pode ser alcançada.

Os portadores de TPOC tentam manter um sentimento de controle através de uma atenção extenuante a regras, detalhes triviais, procedimentos, listas, horários ou formalidades, resultando desgaste emocional a si e aos outros.

Eles não percebem o quanto os outros ficam incomodados com os atrasos e inconvenientes que resultam de seu comportamento.

Para ser diagnosticado com este transtorno, o indivíduo deve atender a pelo menos três dos seguintes critérios:

- Sentimentos de dúvida constante e cautela excessiva;

- Preocupação com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou programa;

- Perfeccionismo que interfere com a conclusão da tarefa;

- Excessiva conscienciosidade, escrúpulos e preocupação excessiva com a produtividade a ponto de prejudicar relacionamentos interpessoais;

- Pedantismo excessiva e adesão às convenções sociais;

- Rigidez e teimosia;

- Insistência irracional pelo indivíduo em fazer os outros seguirem exatamente o seu jeito de fazer as coisas ou relutância irracional em permitir que outros façam as coisas do seu próprio jeito;

- Intrusão de pensamentos repetitivos e intrusivos ou impulsos.

Fonte: National Institute of Health - NIH (EUA)

Nenhum comentário: