Amigos

Translate

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

NÚMEROS INTERESSANTES

A prevalência da síndrome de Tourette está estimada a 1 em 100 na população geral, ou seja, não é uma doença rara. A clínica começa durante a infância e desenvolve-se numa sucessão de períodos de agravamento relativo e remissão dos tics. A maioria dos doentes demonstra melhoria no fim da adolescência, mas os sintomas podem persistir na vida adulta - aproximadamente um terço dos doentes.

Em 80% dos casos, os tics motores são a manifestação inicial da síndrome. Eles incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater nos objetos próximos.

São típicos dos tics vocais os ruídos não articulados, tais como tossir, fungar ou limpar a garganta, e outros em que ocorre emissão parcial ou completa de palavras.

Em menos de 50% dos casos, estão presentes o uso involuntário de palavras chulas (coprolalia), gestos obscenos (copropraxia), formulação de insultos,  repetição de um som, palavra ou frase dita por outra pessoa (ecolalia).

Fonte: Dr. Drauzio Varella

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom este blog. Eu tenho tourette, mas não conhecia a fundo os sintomas da doença. Já que a probabilidade é de 1 - 100 pessoas, diagnostiquei uma colega, que no meio do nada, dá umas fungadas terríveis. Este é o unico tick dela. Algumas vezes ao dia, já notei faz 3 meses, ela dá umas fungadas que parece urro de bicho.