Amigos

Translate

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PESQUISA NO BRASIL ESTÁ EM FRANGALHOS

Incrível que um pesquisador brasileiro, em qualquer área, tenha que passar por apertos como este, descrito pela drª. Ana Hounie, autora do livro sobre o qual falamos na postagem acima:

"Aproveito este espaço público para manifestar minha preocupação com o futuro do recém-aberto ambulatório de tratamento de síndrome de Tourette. Consegui abrir o ambulatório graças a uma doação de verba americana, provinda do Massachussets General Hospital, por meio de David Pauls, geneticista pioneiro na pesquisa da ST, e de Michael Jenike, psiquiatra e professor em Harvard que trabalha com TOC. Com essa verba, estou pagando o meu salário, para que eu possa atender uma vez por semana no ambulatório. Essa verba pagará meu salário até o ano de 2012.

Para atender no HC, o médico  (como MUITOS dos médicos do HC fazem atualmente) aceita trabalhar voluntariamente, sem salário, beneficiando-se apenas da chance de poder fazer pesquisa, ou tem que ser concursado e conseguir uma vaga de médico-assistente. O problema é que os salários são baixos: o Estado paga R$ 1.500,00 reais para uma jornada de 20 horas semanais e as vagas são escassas.

Eu prestei concurso em 2010 para uma vaga de médico especialista em TOC e passei em segundo lugar, mas provavelmente não serei chamada, e mesmo que fosse, a vaga é para atendimento em TOC e não em Tourette. Dessa forma, estou tentando angariar recursos que financiem meu salário em 2013 e, caso empresários se animem a colaborar e a verba arrecadada seja suficiente, contratar mais profissionais para que me ajudem no ambulatório: enfermeira, psicólogo, mais psiquiatras.        

Esta é a situação dos médicos e pesquisadores no país, que a despeito de possuírem títulos de médico, doutor, pós-doutor, como é o meu caso, não conseguem integrar a clínica e a pesquisa, pois o sistema não comporta tantos pesquisadores, sendo este um dos motivos pelos quais muitos saem do país e vão trabalhar nos Estados Unidos ou Europa."

Para contato com a drª. Ana, acesse http://toctourette.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Em Bagé temos um lema: persevera e triunfarás!

Persista doutora Ana. Um talento como o seu haverá de ser recopensado.