Amigos

Translate

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

TIPOS DE TICS

A identificação dos tics motores que são característicos da síndrome de Tourette deve ser avaliada segundo as classificações de acordo com o grupamento muscular envolvido.

Os tics motores simples caracterizam-se por movimentos abruptos, repetidos e sem propósito, envolvendo contrações de grupos musculares funcionalmente relacionados (por exemplo, piscar os olhos e movimentos de torção de nariz e boca).

Os tics motores complexos são mais lentos, envolvem grupos musculares não relacionados funcionalmente e parecem propositais. Incluem imitação de gestos realizados por outros, sejam eles comuns (ecocinese) ou obscenos (ecopraxia) e a realização de gestos obscenos (copropraxia). São freqüentemente observados compulsões e gestos balizados, simétricos ou  movimentos violentos, como arremesso de objetos.

Os tics vocais simples incluem, comumente, coçar a garganta e fungar, enquanto que os tiques vocais complexos compreendem o uso involuntário ou inapropriado de palavras chulas ou obscenas (coprolalia), repetição de palavras ou frases (palilalia) e repetição involuntária das frases (ecolalia).

Nenhum comentário: