Amigos

Translate

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

COISAS QUE VOCÊ QUERIA SABER, MAS NÃO TINHA A QUEM PERGUNTAR

Pergunta - É verdade que TOC não tem cura?

Não é verdade. A maioria das pessoas toma a medicação por alguns anos e para. Alguns precisam por muitos anos mas vivem de forma absolutamente normal sem ter nenhuma limitação ou sintoma. Mais ou menos como um óculos, a gente precisa usar todos os dias, gostando ou não, porque com óculos vivemos melhor. Não deixa de ser a cura de um problema. Mesmo que a pessoa esteja completamente livre dos sintomas, raramente vai tomar o remédio menos que dois anos.

P - Sofro de depressão com sintomas obsessivos, ansiedade e pânico e gostaria de saber se esse meu problema pode evoluir para esquizofrenia?

A resposta para 99,999999% dos casos é não.

P - Penso constantemente que estou sendo seguida por alguém. Tenho pânico de andar de avião. O simples pensamento desta hipótese me tira o sono. Tenho pensamentos que às vezes me desligam da realidade e me sinto como se vivesse um mundo à parte desse que vivo, com pessoas diferentes. Por que isto ocorre?

São pensamentos obsessivos acompanhados de uma ansiedade muito grande que quase chegam a ser um ataque de pânico. Esse "desligamento da realidade" se chama desrealização. Tratamento geralmente super rápido e simples.

P - Tenho 39 anos e nunca apresentei nenhum sintoma próximo a depressão. Mês passado tive assim, no meio do nada, uma crise de pânico. O que eu tenho? Pode ser TOC? Que tipo de tratamento devo fazer?

Pânico é pânico, transtorno obsessivo-compulsivo é transtorno obsessivo-compulsivo. TOC pode ter ataques de pânico, mas não costuma começar aos 39 anos. Sem diagnóstico exato, não há como saber o tratamento necessário.

P - Desde os 12 ou 13 anos, conheci a masturbação e os vídeos eróticos. Hoje tenho 35 e sou casado. No princípio era algo incrível que me dava muito prazer, porém agora me sinto escravo disto pois tenho me isolado e não tenho forças para largar este vício. O que devo fazer?

Provavelmente uma terapia e um tratamento para TOC.

P - Meu filho de 14 anos tem problemas de tic e vem fazendo tratamento há alguns anos sem nenhum progresso. No início, ele fazia apenas movimentos com a boca e balançava a cabeça; nos últimos meses ele vem emitindo sons, como se fossem gemidos, e embora com medicamentos, não consegue ter nenhum domínio. Gostaria de saber que tipo de doença é esta.

Pode ser uma síndrome de Tourette. O tratamento é feito com neurolépticos. Um deles é o Haldol. Mas muitas vezes precisa tentar vários até achar o ideal daquela pessoa. O tratamento pode acabar com todos os sintomas; às vezes não acaba com todos. Com certeza ele irá precisar de medicação por alguns anos.

P - Toda pessoa que tem algum tipo de idéia fixa, preocupações e pensamentos fixos que não sai da cabeça sofre de TOC?

Não.

P - É normal pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo ficarem na dúvida se têm ou não a doença?

Sim, é comum. A pessoa acaba achando que as "manias" são apenas "manias" e não percebe que passa horas do dia obedecendo aos rituais ou pensamentos. Além do mais, os leigos não consegue imaginar que gestos e pensamentos possam ser problemas químicos e tratáveis.

P - Gasto compulsivamente, sei que não tenho dinheiro, mas mesmo assim compro sem parar, gasto sem controle. O que isso pode ser?

Isso deve ser tratado não só com terapia, mas também com remédio, como qualquer distúrbio obsessivo-compulsivo. Demora alguns meses mas passa.

P - Meu marido é um "comedor de unha" compulsivo. Ele diz ter esta "mania" desde criança. Gostaria muito de ajudá-lo, pois ele detesta este vício. Não sei se este caso é para psiquiatria.

Roer unhas pode ser tratado como qualquer fenômeno obsessivo e como na maioria deles, cerca de 50 a 60 % das pessoas tratadas melhoram. Mas também pode ser apenas ansiedade. É preciso ir mais fundo para se ter um diagnóstico correto.

P - Tenho tics desde pequena. Como posso me ver livre deles sem precisar recorrer a um psicoterapeuta?

Tics são tratados com remédios, não com psicoterapia.

P - Desde criança tenho atração pelo cheiro de sabão e sabonete. Lembro-me de ter mastigado lápis de cera, porém sabonete não tinha tido coragem até agora. O que é isto?

Pode ser uma doença chamada síndrome de Pica, muito rara e de tratamento muito difícil.

P - Existem tratamento alternativos para TOC?

Não, e cuidado para não perder meses com tratamentos alternativos.

P - Frequentemente sinto-me deprimida por achar que estou fedendo. Confesso que fiquei um pouco paranóica por causa disso. Isso é uma fobia?

Existe um quadro clínico chamado de dismorfofobia. Pode ser isto. Procure um psiquiatra.

P - Tenho ciúme doentio da minha namorada. Isto é doença?

É mais provável ser ciúme patológico dentro de um quadro de TOC. Provavelmente algum neuroléptico mais uma psicoterapia irão ajudar muito.

Fonte: Mentalhelp

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia tenho manias e pensamentos absurdos desde pequeno , estou em tratamento à 3 semanas, eu escondi muitas coisas que vem acontecendo do psiquiatra por vergonha ,hj tenho 36 anos , minhas manias de verificação como outras estão insuportáveis , aqueles pensamentos absurdos hj não parece ser tão absurdos assim , gostaria de saber oque poderia ser..