Amigos

Translate

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

(continuação) CAUSAS DO TOC

Drauzio – Você disse que 30% dos pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo também apresentam tiques. Qual a explicação para isso?

Ana Gabriela Hounie – A explicação mais aceita atualmente é a genética. Acredita-se que exista um tipo de transtorno obsessivo-compulsivo transmitido junto com os tiques. No cérebro, há uma região chamada gânglios de base. O caudado, uma estrutura mais ligada à parte cognitiva, parece estar relacionado com esse tipo de transtorno. Já o putâmen, área mais ligada aos comportamentos, estaria relacionada com os tiques.

Existe também uma teoria imunológica que está sendo investigada para explicar transtorno obsessivo-compulsivo e tiques. Estudos em neuroimagem mostram, por exemplo, aumento no tamanho dessas estruturas cerebrais nas pessoas com TOC e redução após tratamento experimental chamado plasmafarese, que retira anticorpos presentes no sangue.

Estudos funcionais com PET SCAN e SPECT mostram também uma mudança no metabolismo da glicose em determinadas estruturas cerebrais após o tratamento com psicoterapia. Tudo isso prova como é importante associar os tratamentos psicoterápicos e o farmacológicos para aliviar os sintomas.

(continua abaixo)

Nenhum comentário: