Amigos

Translate

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

UMA LINDA HISTÓRIA REAL

O publicitário e amigo Carlos Dreyer enviou uma colaboração que, embora não esteja diretamente relacionada ao espectro abordado pelo Clic, merece ser postada, tão linda e comovente. Antes de assistir ao vídeo, por favor, leia a história abaixo:

"O filme Amargo Pesadelo (Deliverance, 1972) estava sendo rodado no interior dos Estados Unidos. O diretor John Boorman fez a locação de um posto de gasolina nos confins do mundo, onde aconteceria uma cena entre vários atores atuando junto com o proprietário real do posto, onde ele também morava com sua mulher e filho. Este último, autista.

A equipe parou no posto de gasolina para abastecer e aconteceu a cena mais marcante que o diretor teve a felicidade de encaixar no filme.

Num dos cortes para refazer a cena do abastecimento, o ator Ronnie Cox, que, sendo músico, sempre andava acompanhado do seu violão, aproveitou o intervalo da gravação e, já tendo percebido a presença de um garoto que dedilhava um banjo na varanda da casa, aproximou-se e começou a repetir a sequência musical do garoto.

Como houve uma 'resposta' por parte do menino, Boorman captou o significado daquele momento e mandou filmar. A reação dos demais atores, naquele momento, não era fictícia, mas espontânea.

Atente pra alguns detalhes:

- o garoto não estava nos planos do filme;

- a alegria do pai curtindo o duelo dos banjos... dançando!;

- a felicidade da mãe captada numa janela da casa;

- a reação autêntica de um autista quando o ator músico quer cumprimentá-lo.

Vale a pena o duelo, a beleza do momento e, mais que tudo, a alegria do garoto. A sua expressão! No início está distante, mas, à medida que toca o seu banjo, ele cresce com a música e vai se deixando levar por ela, até transformar a sua expressão num sorriso contagiante, transmitindo a todos a sua felicidade.

O garoto brilha, cresce e exibe o sorriso preso nas dobras da sua deficiência, que a magia da música traz à superfície. Depois, ele volta para dentro de si, deixando a sua parcela de beleza eternizada por acaso."


Um comentário:

Carlos Dreyer disse...

É uma grande satisfação poder colaborar com este trabalho tão importante que estás fazendo, amigo Auber. Tenho certeza que este site está ajudando muita gente a viver melhor e também a conviver melhor!