Amigos

Translate

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DOENÇAS NEUROLÓGICAS E ALTERAÇÕES DA PERSONALIDADE


Há pessoas que, depois de alguma condição médica, seja clínica, degenerativa, infecciosa ou traumática (ou ainda psicológica, neurológica ou existencial), mudam sua maneira de ser. Algumas vezes de forma definitiva, outras – felizmente, a maioria – temporariamente. É como se passasse a ser outra pessoa, com reações e comportamentos bem diferentes daqueles que a caracterizavam antes.

Para a psiquiatria, o termo "personalidade" se refere à totalidade de traços emocionais e comportamentais que caracterizam o indivíduo na vida cotidiana. Transtorno de Personalidade seria uma variação destes traços além da faixa de variação encontrada na maioria das pessoas.

Mais de 50% do córtex cerebral é constituído por áreas límbicas e de associação. Assim, é fácil deduzir que as patologias que acometem o cérebro são aquelas que mais alteram a personalidade da pessoa. Se a estrutura cerebral é comprometida, sem dúvida alguma, haverá repercussões sobre a função do órgão e, obviamente, sobre o psiquismo.

A perturbação na Alteração da Personalidade representa uma mudança no padrão prévio de personalidade característico do indivíduo. Isso quer dizer que a personalidade da pessoa vinha com determinado perfil de traços e de caráter e, de um momento em diante, apresentou mudanças nesse padrão, consequentemente mudando as reações e comportamentos.

Essa perturbação da personalidade para receber tal diagnóstico, deve causar sofrimento ou prejuízo significativo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes.

As manifestações comuns incluem instabilidade afetiva, dificuldade no controle dos impulsos, episódios de agressividade ou raiva em nítida desproporção com estímulos desencadeantes, acentuada apatia que aparece de repente, certa desconfiança, podendo chegar à paranóia em casos mais graves. A pessoa com Alteração da Personalidade é descrito pelos outros como "não sendo ela mesma".

O tipo de AP chamado de instável tem uma característica predominante de instabilidade afetiva, intercalando com certa rapidez momentos de depressão e de hipomania, de ânimo pouco acima do normal com desânimo, de interesse com desinteresse. Esse tipo de alteração é mais comum em pessoas com lesões afetam os lobos temporais.

Já o tipo agressivo tem como característica predominante um comportamento violento, com crises de agressividade e irritabilidade. É mais comum na dependência química e após traumatismo craniano. O tipo apático é caracterizado por acentuada apatia e indiferença. E o tipo paranóide é aquele cuja característica predominante é a presença de desconfiança ou ideação paranóide

Fonte: Psiqweb

Nenhum comentário: