Amigos

Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

HIPERFOCO, O LADO BOM DA TDAH

Auber, nosso colaborador, já sofreu em grau relativamente alto de TDAH quando mais jovem. Hoje, aos 45 anos, os sintomas são bem mais leves, exceto por um detalhe: o hiperfoco.

Ele diz que é comum entre os portadores do transtorno concentrarem-se de tal forma em algo que lhe desperte muita atenção que se é capaz de ignorar o que se passa à volta. Com bastante treinamento de concentração, é possível ativar voluntariamente o chamado hiperfoco para realizar uma atividade importante.

O próprio Auber descreve uma situação que lhe ocorreu há alguns anos, que exemplifica o que é o hiperfoco:

"Gosto muito de ler e, em meu apartamento, o faço preferencialmente na sacada, deitado na rede. Fico horas a fio ali, recostado, entretido com as palavras.

Certa vez, estava lendo um jornal aqui de Porto Alegre e me chamou a atenção um acidente terrível que ocorrera na cidade: um microônibus teve um problema mecânico, numa descida, cruzou para a pista contrária, atingiu de frente um automóvel, bateu em outro, estacionado, e capotou sobre a calçada. Felizmente, ninguém se feriu com gravidade. Mas a coisa toda foi muito grande.

Ao ver o texto, percebi que o acidente acontecera na rua onde moro. Observando os detalhes da foto, vi que tinha ocorrido na frente do meu prédio, bem embaixo da sacada (moro no 5º andar).

Mas o choque mesmo se deu quando vi o horário do acidente: exatamente o mesmo em que eu estava deitado na rede, lendo. A muvuca toda aconteceu a uma centena de metros de mim e eu não percebi coisa alguma!!!"

:-D

Um comentário:

Luci disse...

É muita concentração mesmo! Parece até piada! Rsrs...
Fico feliz que tenha melhorado com o tempo. Minha filha de 8 anos é TDAH. Espero que com o tempo melhore assim como você.