Amigos

Translate

quarta-feira, 7 de março de 2012

O QUE PODE PIORAR OS TIQUES?


Existem alguns fatores que podem interferir na expressão dos tiques, entre eles, fatores pré e perinatais, comórbidos, farmacológicos e psicossociais. Os fatores pré e perinatais que podem estar relacionados com a gravidade dos tiques na ST são a hipoxia neonatal (falta de oxigênio durante o parto) e o uso do cigarro pela mãe durante a gestação. Isto também é um fator predisponente para o aumento da gravidade dos tiques vocais.

Como é comum haver comorbidades em pacientes com Tourette, é preciso levar em consideração, quando do início do tratamento, qual será o alvo principal, pois muitas vezes o TDAH e/ou o TOC podem ser mais prejudiciais do que a ST em si.

Tratar o TDAH com psicoestimulantes, há até pouco tempo, era considerado um potencializador dos tiques, tanto em sua gravidade quanto em sua frequência. Alguns estudos, porém, têm demonstrado que o uso de psicoestimulantes não difere dos placebos com o uso contínuo. Na prática, porém, é comum observar-se piora dos tiques quando se inicia o uso dessas substâncias.

Além do TDAH, é bastante comum a presença de TOC e depressão. Assim, pode haver um pior desempenho social, prejuízo psicológico e diminuição da qualidade de vida do paciente, sobretudo quando o portador não percebe os próprios tiques. Trata-se, neste caso, da estética do movimento.

Estudos relatam que o movimento do andar requer graça, leveza e coordenação, requisitos que faltam aos pacientes com ST, o que os torna alvo de olhares alheios e prejulgamentos, parecendo, por exemplo, que estão alcoolizados e/ou drogados. Consequentemente, acabam sendo julgados também do ponto de vista moral, causando, assim, baixa autoestima, estigmatização e retração social. Tais estados emocionais tendem a favorecer o aumento dos tiques.

Fonte: Tiques, cacoetes, síndrome de Tourette, Ana Hounie e Eurípedes Miguel, org.

Nenhum comentário: