Amigos

Translate

segunda-feira, 9 de abril de 2012

COMO É E PRA QUE SERVE A TCC

A psicoterapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tipo de psicoterapia onde o mais importante não é descobrir a causa de determinado comportamento ou sintoma, mas sim como mudar esse comportamento ou sintoma. Funciona quase como um treinamento. Quase sempre tem tempo de duração determinado, geralmente de 4 a 6 meses, com uma sessão por semana.

Exemplo das técnicas de mudança de comportamento:

- Reversão de hábito para aumentar a percepção do paciente de cada episódio que traz desconforto e da capacidade de interromper isso por meio de uma resposta mais adequada.

- Aumentar a consciência para identificar os fatores desencadeantes e as seqüências de acontecimentos associados com determinado sintoma ou comportamento.

- Monitoramento e registro de cada ocorrência, anotando informações como dia e hora, localização, pensamentos, sentimentos, etc., que podem ser úteis ao tratamento.

- Utilização de uma resposta adequada para controlar a reação.

- Motivação para a manutençao do tratamento.

- Treinamento de relaxamento.

- Controle de stress: como quase todos os sintomas de quase todas as doenças costumam aumentar ou reaparecer em fases de mais stress, a TCC também pode ensinar maneiras eficientes de controlar o stress (controle de respiração, relaxamento muscular e técnicas cognitivas para ajudar o controle da angústia).

- Prevenção de recaídas: o paciente aprende a lidar com os fatores desencadeantes de recaídas.

A TCC é especialmente útil (mas não apenas) em:

- Transtorno Obsessivo-Compulsivo

- Transtorno de Síndrome do Pânico

- Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social

- Síndrome de Tourette

- Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade

- Depressão

Fonte: Mentalhelp

Nenhum comentário: