Amigos

Translate

sexta-feira, 8 de junho de 2012

ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA NO TRATO DA TOURETTE


Estudos recentementes publicados falam sobre a Estimulação Magnética Transcraniana no tratamento da síndrome de Tourette. Um artigo publicado na Alemanha, por Zieman, relata 20 pacientes destros com transtorno de Tourette, comparados a 21 controles sadios destros, nivelados  pela faixa etária média.

Foi verificado o potencial exitatório do cortéx motor através da EMT como grande inibidor da resposta motora nos tiques dos pacientes com Síndrome de Tourrette.

As sessões foram feitas em alta intensidade (10Hz) na região motora cortical esquerda com 90% do limiar motor do paciente, com apoio de aparelho de eletromiografia de superfície (EMG) foi registrada a partir do músculo abdutor do dedo mínimo da direita o processo de inibição do movimento do tique distal. Pode-se comprovar a eficácia de inibição motora em 19 dos 20 pacientes com síndrome de Tourette.

Outro estudo publicado pelo The  International Journal of Neuropsychopharmacology mostra os efeitos da EMT em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo e síndrome de Tourette. Foram selecionados 35 pacientes com TOC e ST sem uso de medicação e outro grupo de 30 pacientes com tratamento convencional farmacológico e psicossocial, que não foram submetidos a sessões de EMT.

Para as sessões com a estimulação, determinou-se uma faixa de baixa frequência (1Hz) na área motora suplementar (SMA) com 10 sessões diárias a 100% do limiar motor do paciente, com 1200 estímulos/dia.

Percebeu-se que ocorreu uma ativação dos interneurônios inibitórios, durante os estímulos subliminares, no chamado fenômeno de "inibição neuronal". Isto foi mais acentuado entre pacientes com tiques complexos entre os que não se utilizavam de neurolépticos. Houve melhora significativa de 52% de diminuição dos sintomas dos compulsivos em 11 pacientes logo na primeira semana e 17 pacientes tiveram diminuição de 83% dos tiques na segunda semana.

A melhora dos sintomas foi correlacionada com um aumento significativo do limiar motor direito de descanso (área representativa motora no cérebro) e ficou estável em 3 meses de acompanhamento.

Os benefícios do tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana na Tourette foram diminuição ou inibição dos tiques (por controle), melhora do sono, diminuição da hiperatividade cortical, melhora da atenção e memória para aprendizagem, controle da impulsividade, controle do quadro obsessivo-compulsivo.

Fonte: Clínica Higashi

Nenhum comentário: