Amigos

Translate

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O PAPEL DOS NEUROTRANSMISSORES NA ST


Os neurônios não estão conectados diretamente uns aos outros. Entre eles, há um espaço microscópico chamado sinapse. Dessa forma, para que um neurônio se comunique com outro, utiliza-se de substâncias químicas chamadas de neurotransmissores.

Cada NT possui diferentes tipos de efeito no neurônio seguinte, desencadeando uma série de reações químicas que traduzem a "informação" a ser transmitida. Conheça a seguir os principais neurotransmissores relacionados à Tourette:

- Dopamina: é um NT sintetizado a partir da tirosina, um tipo de aminoácido. Em geral, está envolvida com o estado de alerta, com o "pique" e com a alegria. 

Doenças neurológicas e psiquiátricas podem ocorrer quando a atividade da dopamina está inadequada (excessiva ou reduzida), como ocorre na doença de Parkinson, na esquizofrenia, no transtorno bipolar, em alguns tipos de depressão e na ST.

Na Tourette, parece existir uma atividade aumentada da dopamina nos gãnglios da base. Assim, medicamentos e substâncias que aumentam a ação da dopamina podem piorar os tiques em quem os apresentava anteriormente, como anfetaminas, cocaína e derivados. Fármacos como haloperidol, que atua no bloqueio da ação da dopamina, são parcialmente eficazes em cerca de 80% dos casos de ST.

- Serotonina: é um neurotransmissor inibidor, mas, em alguns casos, pode ter ação excitatória. É capaz de reduzir a sensação de dor, melhorar o humor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono. 

O funcionamento inadequado da transmissão via serotonina provavelmente está envolvido na maior parte dos casos de depressão, em transtornos de ansiedade e transtornos do sono. Um dos papéis desse NT é inibir a ação da dopamina. Portanto, a diminuição da atividade da serotonina nessa região pode contribuir para o agravamento da ST. Medicações que atuam nesse neurotransmissor podem colaborar para o tratamento da Tourette, mas dificilmente são eficazes quando utilizadas de forma isolada.

- Acetilcolina: é uma substância excitatória. Foi o primeiro NT identificado. Na ST, acredita-se que pode haver certa deficiência em sua atividade, mas essa hipótese carece, ainda, de maior investigação.

- Noradrenalina: proporciona energia e disposição e está diretamente relacionada às reações de enfrentar ou fugir de um problema que ameace a vida. Seu papel na ST tem sido amparado por estudos clínicos nos quais alguns pacientes parecem melhorar com o uso de fármacos que atuam sobre esse NT, como a clonidina e a guanfacina. Esses medicamentos podem inibir a ação da noradrenalina, que teria o papel de aumentar a atividade da dopamina, ou seja, tais fármacos conseguiriam reduzir a ação da dopamina indiretamente.

Fonte: Tiques, cacoetes, síndrome de Tourette, Ana Hounie e Eurípedes Miguel, org.

Nenhum comentário: