Amigos

Translate

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O PASSEIO DOS TIQUES PELO CORPO


A localização dos tiques de um paciente pode mudar, mas geralmente eles começam no rosto e no pescoço. Os tiques iniciais mais comuns são o piscar de olhos e os movimentos faciais. Com o tempo, os tiques tendem a se alastrar em uma progressão descendente.

A partir do rosto e do pescoço, os tics podem progredir para os braços e as mãos, e os pacientes podem encolher os ombros ou cerrar os punhos. Eles podem então avançar pelo corpo e pelas extremidades inferiores, possivelmente fazendo os pacientes pisarem mais firmemente ou andarem de forma peculiar.

Finalmente, os tiques podem progredir para os sistemas respiratório e alimentar ou digestivo, incluindo soluços, assovios, arrotos e limpeza frequente da garganta.

Os tiques podem mudar de frequência, local e gravidade e geralmente são precedidos por um impulso. Os pacientes descrevem esse impulso como uma tensão crescente liberada pelo tiques. Os pacientes podem suprimir seus tiques por um curto período, o que geralmente resulta em um tique posterior mais intenso.

Os tiques podem aumentar em momentos de estresse emocional ou quando o paciente vê alguém vê alguém fazendo um  movimento igual ao seu tique. Por exemplo, um paciente que sofre de um tique motor como fungar repetitivamente pode ser "acionado" ao ouvir alguém fungar. Os tiques podem diminuir em momentos de concentração intensa ou durante o sono.

Fonte: UOL

Nenhum comentário: