Amigos

Translate

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O QUE SÃO OBSESSÕES? E COMPULSÕES?

Obsessões são pensamentos ou idéias, impulsos, imagens, cenas, enfim, atitudes mentais que invadem a consciência de forma involuntária, repetitiva, persistente e normalmente absurdas. Essas ideias obsessivas são ou não seguidas de rituais destinados a neutralizá-los, as compulsões.

Os pensamentos obsessivos são experimentados como intrusivos, inapropriados ou estranhos pelo próprio paciente, o que acaba causando mais ansiedade e desconforto emocional. A pessoa tenta resistir a esses pensamentos, ignorá-los ou suprimi-los com ações ou com outros pensamentos, mas sempre, o próprio paciente reconhece tudo isso como produto de sua mente e não como se fossem originados de fora (como ocorre na esquizofrenia).

Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais (rezar,contar, repetir palavras ou frases) que a pessoa é levada a executar em resposta a uma obsessão ou em virtude de regras (autoimpostas) que devem ser seguidas rigidamente.

Os comportamentos ou atitudes mentais compulsivas são destinadas a prevenir ou reduzir o desconforto gerado pela obsessão ou prevenir alguma situação ou evento temidos. O próprio paciente percebe que essas atitudes não possuem uma conexão realística ou direta com o que pretendem evitar ou que são claramente excessivas, mas essa crítica não é suficiente para inibir a compulsão.

Fonte: Psiqweb

Nenhum comentário: