Amigos

Translate

sexta-feira, 13 de julho de 2012

AFINAL, EU TENHO OU NÃO TENHO TOC?


Muitos pacientes com TOC só reconhecem sua condição ao ler ou ouvir na mídia algo sobre a doença. Estudos demonstram há uma demora, em média, de mais de oito anos entre o aparecimento dos sintomas do TOC até ele ser diagnosticado por algum profissional. Se você tem dúvida se é ou não portador do TOC procure responder às perguntas a seguir:

- Preocupo-me demais com sujeira, germes, contaminação, pó ou doenças.

- Lavo as mãos a todo o momento ou de forma exagerada.

- Limpo ou lavo demasiadamente o piso, móveis, roupas ou objetos.

- Tomo vários banhos por dia ou demoro demasiadamente no banho.

- Não toco em certos objetos (corrimãos, trincos de portas, dinheiro, etc.) sem lavar as mãos depois.

- Evito certos lugares (banheiros públicos, hospitais, cemitérios) por considerá-los pouco limpos ou achar que posso contrair doenças.

- Verifico portas, janelas, o gás, mais do que o necessário.

- Verifico repetidamente o fogão, as torneiras, aparelhos elétricos, interruptores de luz mesmo após desligá-los.

- Minha mente é invadida por pensamentos desagradáveis e impróprios, que me causam aflição e que nem sempre consigo afastá-los.

- Tenho sempre muitas dúvidas, repetindo várias vezes a mesma tarefa ou pergunta para ter certeza de que não vou errar.

- Preocupo-me demais com a ordem, o alinhamento ou simetria das coisas, e fico aflito(a) quando estão fora do lugar.

- Necessito fazer coisas de forma repetida e sem sentido (tocar, repetir certos números, palavras ou frases).

- Sou muito supersticioso com números, cores, datas ou lugares.

- Necessito  contar, repetir frases, palavras, enquanto estou fazendo coisas.

- Guardo coisas inúteis (jornais velhos, caixas vazias, sapatos ou roupas velhas) e tenho muita dificuldade em desfazer-me delas.

Se ao menos uma das respostas for positiva, é bem provável que você seja portador de TOC.

Fonte: UFRGS/TOC

3 comentários:

Unknown disse...

tenho varias dessas obsessões

Unknown disse...

tenho varias dessas manias

Beto Melo disse...

Li sete vezes esse texto e felizmente tive certeza de que não tenho TOC.
A sétima vez eu sempre leio de trás pra frente.