Amigos

Translate

segunda-feira, 30 de julho de 2012

DEPRESSÃO, ST E COMORBIDADES


Sabe-se que a depressão é mais comum entre pessoas com condições neurológicas desfavoráveis. Às vezes, esses sintomas depressivos são uma resposta a ter que lidar com os sintomas dessas doenças. Mas para outros, a depressão pode ser uma parte integrante da condição neurológica.

Importante saber que as áreas do cérebro que controlam o movimento também estão envolvidos na geração de emoções, por isto não é incomum que portadores de Tourette, TOC e TDAH também sofram desse problema.


Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações na sensação corporal como dores, desconforto no batimento cardíaco, dificuldade digestiva, entre outros. Contudo, para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:

- Perda de energia ou interesse

- Humor deprimido

- Dificuldade de concentração

- Alterações no apetite e do sono

- Lentificação das atividades físicas e mentais

- Sentimento de pesar ou fracasso

Períodos de melhoria ou piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho, julgando sempre ser um problema passageiro.


A depressão na população geral é de 10 a 50 vezes mais comum do que na Tourette ou em suas comorbidades, podendo, sendo, portanto, mais comum aparecer sozinha que correlacionada a outra doença.


2 comentários:

Elenise disse...

Conheci a Daniela através do blog Nossas Vidas com Tourette. Ela comentou sobre vc e seu blog. Como tenho um filho de 26 anos com Tourette, ela achou interessante trocar umas experiencias com vc, inclusive sobre o tratamento. Se vc puder entrar em contato meu e-mail é eleniseca@terra.com.br.

Elenise disse...

Conheci a Daniela através do blog Nossas vidas com Tourette e ela me falou sobre vc e seu blog, e tb comentou que achava interessante trocarmos experiencias inclusive sobre medicação. Tenho um filho com 26 anos com Tourette. Se vc puder entrar em contato, deixo meu e-mail: eleniseca@terra.com.br