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sexta-feira, 24 de agosto de 2012

(continuação) O PAPEL DA TCC

Financiados pelos Institutos Nacionais de Saúde através da TSA, muitos centros médicos estão cooperando em um estudo que apoia a terapia cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento dos tiques.  A terapia de reversão de hábito (TRH) inclui:

- Estado de treinamento de auto-consciência: aumenta a consciência da urgência e os tiques pressentimento mesmo.

- Treinamento de relaxamento: ensina uma pessoa a relaxar em momentos de estresse.

- Resposta competitiva: Quando o desejo premonitório ocorre, a pessoa aprende o comportamento competitivo que interfere com/ou substituir o tique.

- Contenções sociais: ajudam a incentivar a família, professores e amigos. Este método inclui "gestão de contingência".

Existem poucos estudos sobre terapia de reversão de hábitos nas pessoas com síndrome de Tourette. Alguns destes estudos sugerem que a TRH é eficaz em reduzir os tiques e que estes resultados são duradouros.

Existem muitos métodos de TRH, mas o principal objetivo é interferir com o reforço negativo. Se é possível aprender a separar o tique do impulso premonitório, pouco a pouco, a urgência pode ser reduzida e, portanto, também irá reduzir os tiques.

Há muitas maneiras de TRH, mas os pontos-chave seguintes ilustram as bases:

- Comece com os tiques mais visíveis, aplicando a terapia de forma progressiva.

- Respostas competitivas para os tiques são mantidos por um minuto ou mais para ser praticada. Se dobrar o punho é o tique, então uma resposta competitiva pode ser a extensão dela.

O "modelo" é ensinar novos comportamentos lentamente, em pequenos passos, e, geralmente, demonstrando o comportamento desejado. Se uma criança encolhe seu pulso como um tique, então pode aprender a flexionar a metade do movimento. Outra abordagem pode ser a flexionar o pulso todo, mas se deslocando a metade da velocidade e, em seguida, um terço de sua velocidade, e assim por diante.

Os procedimentos de modelagem são normalmente utilizados para tiques motores. A respiração lenta e rítmica é geralmente usado para reduzir os tiques vocais. As piscadelas dos olhos normalmente não são motivo para usar HRT.

Já a Análise Funcional (AF) envolve a identificação de situações que mantenham ou aumentem a gravidade ou a frequência de tiques e fazer algo com eles. Estas situações têm um "record" (coisas que ocorrem antes tiques) e "consequências" (coisas que ocorrem após o tique).

Tais consequências podem incluir coisas como ser convidado a sair de um ambiente, deixar a lição de casa inacabada, etc. Além disso, outros fatores podem ser considerados, como tentar ser o centro das atenções ou escapar de situações indesejáveis. Para as crianças, os antecedentes e as consequências comumente ocorrem enquanto assiste televisão, faz a lição de casa ou durante as refeições.

Tanto consequências positivas e negativas podem reforçar tiques. Por exemplo, se um menino está assistindo à TV e os tiques incomodam sua irmã que também quer assistir à TV, é provável que ela vá reclamar com sua mãe. E os tiques pioram.

A mãe sente empatia por ele, grita com a filha e a manda para o seu quarto. O menino, agora, tem a TV só para ele. Seus sintomas acabam de ser "positivamente reforçados" por recompensa.

Por outro lado, se a mãe grita com o menino para parar com os seus tiques e o manda para seu quarto, isto o faz se sentir perseguido e aumenta os sentimentos negativos, que em última análise, leva a um agravamento de tiques.

(FIM)

Fonte: Blog Mis Tics 

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