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quarta-feira, 1 de agosto de 2012

UM POUCO SOBRE DISORTOGRAFIA


Até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque as relações com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo.

Porém, após estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia.

A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.

Características:

- Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta;

- Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão;

- Omissões: cadeira/cadera, prato/pato;

- Fragmentações: en saiar, a noitecer;

- Inversões: pipoca/picoca, formiga/morfiga;

- Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.

Orientações:

- Estimular a memória visual através de quadros com letras do alfabeto, números, famílias silábicas.

- Não exigir que a criança escreva vinte vezes a palavra, pois isso de nada irá adiantar.

- Não reprimir a criança e sim auxiliá-la positivamente.

Fonte: Psicopedagogia Brasil

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