Amigos

Translate

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

COMO LIDAR COM OS COMPORTAMENTOS INADEQUADOS


É mais comum que certos comportamentos inadequados, como violência verbal e física, manifestações extremas de frustração e inadequação social, ocorram exclusivamente ou com maior frequência em casa do que em outros ambientes, como escola ou trabalho.

É provável que isso se deva às diferentes consequências que seguem esses comportamentos nesses ambientes. A atenção dada acaba mantendo o comportamento ou, em outras palavras, uma criança que não tem tido atenção de forma geral e consegue atenção quando faz tiques não conseguirá abrir mão deles facilmente. É possível, portanto, supor que a reação dos familiares nesses casos funcione como reforçados desses comportamentos.

É importante - e ajuda muito o tratamento - que outras características do portador de ST sejam observadas, elogiadas e reforçadas por amigos e familiares. O investimento da família não pode ser dirigido apenas para os comportamentos inadequados ou doentes da pessoa. É fundamental que os comportamentos mais saudáveis sejam evidenciados e estimulados.

Fonte: Tiques, cacoetes, síndrome de Tourette, Ana Hounie e Eurípedes Miguel, org.

Nenhum comentário: