Amigos

Translate

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

EXORCISMO PARA PORTADORES DE TOURETTE


Você sabia que somente há bem pouco tempo (final dos anos 90), o Vaticano admitiu pela primeira vez a possibilidade de que o portador de síndrome de Tourette não seria um "possuído pelo demônio", mas apenas alguém que esteja sofrendo de problemas psicológicos? Pois é.

Sobretudo entre as pessoas menos favorecidas, sobretudo de países mais pobres, é comum que, ao notar o aparecimento dessa doença em uma criança, ela seja levada pelos pais inicialmente a um tratamento de ordem religiosa. Se ela der o azar de cair nas mãos de certas igrejas ou seitas, será tratada como "endemoniada".

A coerção sofrida no momento de uma possível sessão de exorcismo público até pode funcionar por um período curto – o fato dos tics serem de caráter semi-voluntários o possibilitam. E isso leva as massas ao delírio.

No entanto, depois que a criança é levada de volta ao ambiente familiar, os sintomas voltam em todas as suas expressões, e ela acaba por sofrer uma pressão psicológica ainda mais forte, que em geral termina por desenvolver outros problemas mais sérios, como traumas e fobias.

Até isso!...

Um comentário:

Anônimo disse...

É, justamente porque cria uma expectativa de cura, e esta não acontece. A frustração aumenta.
Maria Elenise