Amigos

Translate

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PISCAR MUITO OS OLHOS NEM SEMPRE É TOURETTE

Tiques nos olhos, piscar nos olhos, olhos piscando demasiadamente, tremor nos olhos são queixas frequentes nas pessoas. Muitos mitos circundam estes sintomas, muita culpa se coloca no estresse, ansiedade, preocupação, depressão. Nem sempre é sintoma de síndrome de Tourette.

Piscar de olhos de um lado só

O piscar excessivo de um lado só dos olhos pode ser uma doença chamada blefaroespasmo, ou também uma doença chamada espasmo hemifacial, que são doenças neurológicas que pertencem ao grupo dos distúrbios do movimento. O chamado Blefaroespasmo essencial benigno é uma distonia focal caracterizada por espasmos involuntários progressivos do músculo orbicular dos olhos e músculos da região superior da face (corrugador e procerus).

As contrações forçadas e crônicas dos músculos perioculares tornam o paciente debilitado e levam a alterações funcionais e cosméticas das pálpebras. O tratamento inclui uma variedade de modalidades e medicações orais que apresentam eficácia limitada. Injeções de toxina botulínica tipo A, botox, têm apresentado bons resultados temporários, enquanto a cirurgia no músculo dos olhos (miectomia periocular) tem demonstrado bons resultados. em longo prazo.

Mioquimia

A mioquimia representa tremores finos em um lado do olho, é um disparo rítmico e agrupado de potenciais motores, clinicamente pode ser difernciada em mioquimia facial, geralmente ocular, podendo ser raramente originada de esclerose múltipla, glioma, glioma do tronco cerebral, paralisia facial, sindrome de guillain barre, siringobulbia, comumente está relacionada a privação de sono, insonia.


Fonte: Centro de Cefaleias (São Paulo)

3 comentários:

Anônimo disse...

Não gostaria de comentar a matéria,mas gostaria de falar um pouco sobre mim.
Trabalho com o público,em um centro de saúde .Tenho Síndrome de Tourette
e sofro muita discriminação por parte dos funcionários e pacientes que constantemente pensam que posso controlar meus tiques e comportamentos característicos.Mas recentemente fui muito prejudicada em um estágio probatório...que embora não mencionaram, sei que me prejudicaram em virtude da doença. De qualquer maneira..passei ainda...mas com uma nota muito baixa....Também minha chefe conversou com superiores que esse tipo de trabalho não contribui para quem tem minha doença...e que eu deveria ser mudada para um lugar que trabalhasse exclusivamente com parte burocrática e que eu me dou melhor nessa situação...porém nada foi aceito..nem mesmos pelos médicos que falaram que a doença não impede para trabalhar....posso concordar com eles...mas o problema é que também não gosto muito de trabalhar com o público...principalmente por que sinto meus tiques aumentar e o stress e a ansiedade também e gosto mais de papéis....mas mesmo assim minha situação não foi resolvida...e eu continuo sem base a ser prejudicada pela doença e como as pessoas me julgam muito inteligente....chegaram ao ponto de falar que eu deveria esquecer essa história de Síndrome...pois não tenho nada...e agradecer que leles tem muita paciência...e que sou eu que não colaboro..por não ter problemas de retardo mental..acham que o que eu faço é mal comportamento....gostaria de uma sugestão como proceder no meu caso..pois o conhecimento e aprofundamento dessa doença é muito raro pela parte de todos.....

Anônimo disse...

GOSTARIA DE UM CONTATO MAIS DIRETO COM VOCÊS...SE QUISER POSSO MANDAR MEU EMAIL....ESCREVI UMA MENSAGEM ANONIMA NA ULTIMA MATERIA POSTADA QUE FALA QUE PISCAR O OLHO NÃO E SEMPRE TOURETTE..POR FAVOR ME RESPONDAM...

Anônimo disse...

GOSTARIA DE UM CONTATO MAIS DIRETO COM VOCÊS...SE QUISER POSSO MANDAR MEU EMAIL....ESCREVI UMA MENSAGEM ANONIMA NA ULTIMA MATERIA POSTADA QUE FALA QUE PISCAR O OLHO NÃO E SEMPRE TOURETTE..POR FAVOR ME RESPONDAM...