Amigos

Translate

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

DETALHES DA TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é definido por desatenção, impulsividade e hiperatividade. As pessoas com TDAH têm dificuldades de organização e planejamento, e, não raro, apresentam um diagnóstico de dislexia, transtorno específico de aprendizagem comumente associado ao TDAH.

O TDAH aparece sobretudo na infância e acomete cerca de 5% das crianças. É um transtorno bastante comum em portadores da Síndrome de Tourette, aparecendo, também, mais frequentemente na infância. Cerca de 60% dos portadores de Tourette têm Transtorno de Déficit de Atenção e as causas para essa manifestação conjunta das duas doenças ainda não são muito claras. 


O que se sabe é que nos casos de pessoas com Tourette e TDAH deve-se ter cuidado com a administração de medicamentos, pois alguns deles melhoram o déficit de atenção, mas pioram os tiques.


Alguns estudos observam, ainda, que uma parcela de portadores de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade apresenta tiques, não necessariamente Síndrome de Tourette. 


Uma boa fonte de informação sobre o TDAH é a Associação Brasileira do Déficit de Atenção - ABDA (www.tdah.org.br) que faz um trabalho de divulgação de informações sobre o transtorno, além de dar suporte a pacientes e familiares através de grupos de apoio e atendimento personalizado por telefone e e-mail.


Fonte: A Maldição de Tourette/Facebook

Nenhum comentário: