Amigos

Translate

quinta-feira, 9 de maio de 2013

INFORMAÇÃO, A CHAVE PARA UMA VIDA MELHOR


A síndrome de Tourette está mais presente na sociedade do que as estatísticas oficiais informam. A estimativa de que um para cada 100 habitantes do mundo tem a patologia considera apenas aquelas pessoas que procuraram algum tipo de ajuda médica.

Quem sofre da doença, mas o faz em silêncio, não aparece nos levantamentos, já que nem mesmo eles sabem que são portadores de ST. Talvez (e bem provavelmente) desconhecem até que seus sintomas têm nome, sobrenome e, o melhor de tudo, tratamento.

Esta é a importância de que o maior número possível de pessoas tome conhecimento acerca da Tourette. Mesmo que não apresente nenhum tique, pode conhecer alguém que os tenha e, assim, ajudá-lo. Professores, sobretudo de educação infantil e ensino fundamental, precisam saber diferenciar espasmos crônicos de simples manias de criança.

A disseminação dessas informações poderá evitar que se produzam crianças infelizes, adolescentes complexados e adultos introspectivos. Sem esquecer do tanto de sofrimento desnecessário aos portadores e suas famílias, com graves reflexos em suas vidas social, pessoal e profissional.

Nenhum comentário: