Amigos

Translate

terça-feira, 14 de maio de 2013

MOZART PODE TER SIDO TOURÉTTICO



O compositor Wolfang Amadeus Mozart viu a sua vida afetada por uma estranha e compulsiva doença. Segundo um documentário que a emissora de TV britânica Channel 4 exibiu recentemente, Mozart sofria de síndrome de Tourette. No programa, o compositor James McConnell, que também tem a doença, explica por que o mestre austríaco (1756-1791) parece ter padecido do mesmo problema, depois de analisar algumas de suas cartas e partituras.

Segundo McConnell, Mozart era propenso a utilizar palavras e frases inapropriadas e tinha um comportamento impulsivo, com reações como abandonar o piano em pleno recital e perante a realeza para brincar com um gato que tinha entrado na sala.

O autor de óperas tão conhecidas como "As bodas de Fígaro" escreveu algumas cartas absolutamente repugnantes e, embora as pessoas do século XVIII fossem bastante grosseiras, ele foi ainda mais longe. McConnell acha que a música do gênio austríaco é uma "mistura de caos e controle".

A síndrome de Tourette é uma batalha constante entre duas coisas: ter uma compulsão e controlá-la e isso Mozart transferiu para a música". Permitia, com a introdução de complexas regras, que a sua música se propagasse em direções caóticas, mas sempre sob seu domínio.

Embora o compositor britânico considere que a síndrome tenha influido na obra de Mozart, rejeita que o transtorno fosse a fonte do seu talento. "Ele sofreu com a ST. Embora isso possa afetar a forma como um gênio se expressa a si mesmo, ao fazê-lo ir contra seus princípios, sem a doença ele também teria sido um compositor brilhante", concluiu.

Fonte: Médicos na Internet

Nenhum comentário: