Amigos

Translate

terça-feira, 28 de maio de 2013

ST É HEREDITÁRIA?


Há estudos genéticos mostrando que os distúrbios de tiques, incluindo ST, são herdados como gen ou genes dominante(s) com a capacidade de produzir sintomatologia variada nos diversos membros da família.

O indivíduo portador de ST tem uma chance de cerca de 50 por cento de transmitir seu gen ou genes à sua prole. No entanto, este gen ou genes podem se expressar como ST ou uma síndrome de tiques bastante leve ou ainda como um transtorno obsessivo compulsivo sem expressão de tiques de espécie alguma.

Sabe-se que a incidência de tiques leves e manifestações obsessivo-compulsivas é mais elevada entre os familiares dos pacientes com ST. O sexo da criança também influencia a expressão do gen ou genes. A chance de que o filho de um portador de TS venha a ter o mesmo distúrbio é pelo menos três vezes maior para os filhos do sexo masculino.

Entretanto, somente uma minoria das crianças que herdam este gen ou genes manifestarão sintomas cuja gravidade tornará imperiosa a assistência médica. E há casos de ST em que não se identifica hereditariedade; são casos designados como ST esporádica, já que não se pode estabelecer vinculação genética.

Fonte: Associação Neurológica do Canadá

Nenhum comentário: