Amigos

Translate

terça-feira, 11 de junho de 2013

ANTIPSICÓTICOS CAUSAM DEPENDÊNCIA?


Pessoas leigas costumam confundir as medicações que agem no sistema nervoso central (SNC) com os tranquilizantes de “tarja preta”. Estes são apenas uma classe de medicamentos que agem no cérebro. Todavia, a maioria das medicações utilizadas pela psiquiatria e neurologia é de “tarja vermelha”, como os antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor.

Esses medicamentos não possuem nenhum risco de dependência física. Eles são vendidos com uma receita branca controlada que fica retida na farmácia, apenas porque são medicamentos que atuam no SNC e o governo entende que sua venda precisa ser controlada.

Já os tranquilizantes, vendidos com a receita azul, podem levar à dependência se utilizados de forma abusiva ou sem um controle médico.

Atualmente, existe uma diversidade grande de medicamentos, modernos e eficazes e sem risco de dependência, que substituem os tranquilizantes na maioria dos casos. Se o tranquilizante for imprescindível, ele poderá ser usado por um período curto e com um risco baixo de dependência, pois ela ocorre somente após seis meses de uso contínuo. O uso esporádico ou em dias alternados também reduz o risco do paciente se tornar dependente dele.

Fonte: psiquiatra Leonardo Figueiredo Palmeira

Nenhum comentário: