Amigos

Translate

terça-feira, 27 de agosto de 2013

APRENDENDO A CONVIVER COM A TOURETTE


Embora cada pessoa seja afetada de forma diferente, algumas sugestões que podem ser úteis no trato com as comorbidades da Tourette, desde que sejam adaptadas às particularidades e circunstâncias, e sem tentar substituir o conselho ou orientação para os responsáveis ​​pelas terapias ou tratamentos.

Agravamento dos sintomas

O agravamento dos tiques ou outros sintomas de ST também pode aumentar a irritabilidade, agressividade, desânimo e apatia aos afetados. Neste momento, você deve consultar profissionais e procurar entender e lidar melhor com esta situação.

Também é desejável estimular e apoiar o seu envolvimento nos tratamentos prescritos, evitar a punição aos afetados por seus sintomas ou ficar longe dele e incentivá-lo, explicando que é uma fase de sua evolução, mas que terão o amor e o apoio necessário para superar.

Crise de agitação e irritabilidade

Às vezes, e especialmente a falhas ou frustrações, as pessoas afetadas podem tornar-se impacientes e reagir de forma exagerada.  Estas "tempestades" são geralmente de curta duração e geralmente dirigida àqueles que mais vêm tentando ajudar.

Nestas situações, é desejável para evitar o fracasso culpar ou afetados por seus erros. Redirecionar sua atenção para outras atividades podem acalmar, e a presença de alguém capaz de falar com firmeza também pode inspirar a calma. Se a agitação é excessiva, não é aconselhável deixá-lo sozinho.

Atitudes negativistas

Negativismo pode ser uma forma de se afirmar e proteger a auto-estima, evitando a possibilidade de falhas de novo. A crítica constante diante dos seus sintomas ou conseqüências do fracasso deve ser evitada. O contrário acarreta motivação reduzida e falta de perseverança.

Por isso, é desejável, para evitar críticas, minimizar a importância dos erros (que são inevitáveis e necessários em qualquer aprendizagem) e valorizar as suas realizações; incentivar a sua participação em atividades que possam alcançar resultados satisfatórios, obviamente fazendo-o sentir as suas escolhas e decisões, e promover a sua autonomia e autodeterminação.

Dificuldades com controle de impulsos

Dada a impulsividade que pode ocorrer em alguns casos, é importante estimular a ideia de que manter o controle é possível e que a prática de certas técnicas, sob supervisão profissional e colaboração da família, pode ajudá-lo a alcançar isto.

Sempre desencorajar o consumo de drogas ou álcool para tentar obter uma sensação de calma e controle sobre suas próprias ações.

Depressão, isolamento social e ideação suicida

Às vezes, a rejeição de desânimo e mal-entendido leva o portador de ST a se isolar. Neste caso, você deve evitar deixar a pessoa sozinha. É importante perceber as respostas afetivas para o apoio social e incentivar atitudes que emergem de seu isolamento.

Sintomas de depressão devem ser tratados com ajuda psicológica profissional e podem exigir tratamento medicamentoso.

A ideação suicida nunca deve ser ignorada. Nestes casos, não se deve hesitar em consultar com psicólogos e outros profissionais de saúde especializados nesses problemas.

Fonte: blog Nossas vidas com Tourette

Nenhum comentário: