Amigos

Translate

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

PRIMEIRO LIVRO BRASILEIRO SOBRE A TOURETTE


Os psiquiatras e pesquisadores da USP Ana Hounie e Eurípedes Miguel, autores de "Tiques, cacoetes, síndrome de Tourette: um manual para pacientes, seus familiares, educadores e profissionais de saúde" (Editora Artmed, 284 páginas), tomaram uma iniciativa pioneira no Brasil: este é o primeiro livro sobre o assunto lançado no país. Os dois são reconhecidos como os pesquisadores brasileiros mais destacados nessa área.

A obra é dividida em 15 capítulos, que se desenvolvem através de respostas a questões que vão sendo colocadas, desde as mais comuns até as de maior complexidade, desfazendo preconceitos e trazendo uma riqueza de informações consistentes e atualizadas.

Destinado a pacientes e familiares, se poderia pensar que trata-se de um texto supérfluo, para leitura rápida e descartável. Mas, não: os temas são tratados com profundidade, baseados nas mais recentes e importantes pesquisas internacionais realizadas acerca da Tourette.

A descrição psicopatológica dos quadros, o diagnóstico diferencial, etiopatogenia, estratégias de tratamento, papel dos familiares, direitos dos pacientes, enfim, todos os aspectos práticos e teóricos mais importantes foram desenvolvidos meticulosamente pelos autores, rivalizando com os melhores tratados de psiquiatria.

Diferencia-se, porém, dos complexos manuais acadêmicos pela sua linguagem mais simples e despojada. Evidentemente, não despreza termos e expressões técnicas, quando necessários, mas sempre cuidando de esclarecer-lhes o significado.

Clique aqui para adquirir o livro diretamente no site da editora. O pagamento pode ser feito em até seis vezes, debitado no cartão.

Fonte (adaptado): HCNET/USP

6 comentários:

Anônimo disse...

Acabo de ver a reportagem no Mais você.
Queria de alguma forma apoiar a sua causa.
Que Deus abençoe a todos.

Auber disse...

Olá! Até o final desta tarde acredito que já disponibilizaremos o vídeo com a reportagem da Ana Maria Braga. Uma boa maneira de ajudar é compartilhar o vídeo com as pessoas conhecidas, pra nos ajudar a divulgar sobre a doença e reduzir o preconceito que sofremos.

Unknown disse...

Olá Auber, tenho um cunhado que tem Tourete, eu sempre dizia à ele e à minha cunhada, que aqueles cacuetes e o sono fora de controle dele não era normal, que deveria procurar ajuda, mas ele não dava bola. Quando um dia eu e meu marido assistimos o filme "O líder da classe", então fui pesquisar na internet sobre a síndrome, e realmente tem tudo a ver com ele. Novamente meu marido falou pra ele ir buscar ajuda, mas sem sucesso. Hoje de manhã vi a reportagem no Mais Você, e mandei mensagem para ele assistir e ele disse que estava assistindo. Espero que agora finalmente ele procure ajuda, assim como você procurou e conseguiu tratamento. Vou divulgar seu blog e a matéria do Mais Voce, pois tenho certeza que muitas pessoas, assim como meu cunhado, nem sabem que sofrem da síndrome. Um abraço, Raquel / SC.

Unknown disse...

Olá Auber meu filho tem 12 anos e a 6 possui tics e tocs, mas vejo que está se agravando a frequencia. Poderia me indicar um médico especialista neste assunto aqui em Porto Alegre. Já o levei em vários, mas nenhum sabe ao certo o que pode ser.

Patricia disse...

Ola, tb estou passando por isso, descobrimos a st em meu filho que hoje tem 13 anos, a médica que estamos levando ele disse que vai experimentar remedio nele até achar um que ele fique melhor, mas até agora ja foram 4 remedios e nenhum deu nenhum resultado, estou meio perdida precisando de orientação, por favor me ajudem

Auber disse...

Patricia, por favor, clica neste link que remete a uma postagem aqui do blog, que poderá te ajudar nessa tua busca: http://clicnervoso.blogspot.com.br/2014/01/dr-ana-hounie-cria-um-servico-inedito.html