Amigos

Translate

sábado, 22 de fevereiro de 2014

SERIAM MANIAS, TIQUES OU RITUAIS O QUE FAZEM ESSES ATLETAS?

A SporTV apresentou uma reportagem muito interessante mostrando atletas famosos como a jogadora de basquete Hortência e o tenista Rafael Nadal e curiosos gestos que costumam fazer. As imagens foram analisadas pela drª Ana Hounie, que assim se manifestou a respeito do que os levariam a agir dessa maneira:

"Não é possível dar um diagnóstico apenas vendo o movimento. Precisamos saber qual a vivência que a pessoa tem ao fazer o comportamento repetitivo. Por exemplo, os movimentos de Nadal poderiam ser compulsões (caso ele tivesse um pensamento obsessivo que os precedessem), um tique complexo (ou vários em série), um hábito ou um ritual supersticioso. Segundo Nadal, ele somente apresenta os movimentos antes de jogos de campeonato e não os apresentaria em outros momentos, nem na vida diária. Se for verdade, tratam-se então de rituais supersticiosos. Obviamente, ele pode estar negando sintomas para não sofrer preconceito, dai os movimentos seriam compulsões ou tiques. Enfim, não podemos dar diagnóstico, apenas fazer conjecturas."


3 comentários:

junior sax disse...

Amigo parabéns pelo seu blog é de grande ajuda para as famílias que passam por essa síndrome. Gostaria de saber de vc se possível, qual tratamento vc buscou para a sua turett? qual médico? de que área? quais medicamentos vc utiliza? pois tenho um caso na minha família.

junior sax disse...

Amigo bom dia, parabéns pelo seu blog. Se possível gostaria que vc me ajudasse da seguinte maneira: me informe qual médico devo procurar? qual medicamento vc usa? pois tenho um caso igual ao seu na minha família e estou precisando de ajuda mesmo. Grato e agradeço a ajuda.

Unknown disse...

É ridículo Nadal fazer todos aqueles tiques!!! Ridículo e irritante! Alguem tinha que resolver esse problema drle!