Amigos

Translate

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

PESQUISA TRAZ NOVA ESPERANÇA CONTRA A SÍNDROME DE TOURETTE


Um grupo de especialistas do Reino Unido acaba de divulgar resultados de uma pesquisa que pode tornar o tratamento para a síndrome de Tourette — que, em alguns casos, envolve a ingestão de antipsicóticos — menos agressivo. Eles descobriram níveis altos de um importante neurotransmissor em uma área do cérebro responsável pelos comandos motores. A proposta é utilizar ondas eletromagnéticas para estimular as áreas cerebrais afetadas por esse problema.

“As operações normais do cérebro dependem de um equilíbrio das influências inibidoras e excitatórias nos principais circuitos dele. Pensamos que, na síndrome de Tourette, esse equilíbrio é perturbado dentro de uma área conhecida como estriado, fazendo com que o processamento se torne desorganizado”, explica ao Estado de Minas Stephen Jackson, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Nottingham.

Para decifrar como a área do estriado funciona quando há a síndrome, os cientistas utilizaram uma técnica avançada de monitoramento cerebral e compararam os resultados atingidos com voluntários saudáveis e pacientes com Tourette. “Usamos uma técnica chamada de espectroscopia por ressonância magnética, utilizando um escâner para medir a concentração no cérebro de alguns neurotransmissores, substâncias químicas que refletem a atividade desse órgão”, detalha Jackson.

Os cientistas constataram níveis significativamente maiores de ácido gama-aminobutírico (Gaba), um neurotransmissor inibitório do cérebro, na área motora suplementar dos pacientes com Tourette. O Gaba tem como função inibir as atividades motoras do corpo. Caso esteja em maior quantidade, acreditam os pesquisadores, poderia auxiliar a controlar as crises de Tourette.

“O papel dele no cérebro é inibir a atividade neuronal, parar as células, evitando que elas disparem. Se estimulados, poderiam amortecer a hiperexcitabilidade nas áreas corticais do cérebro que produzem o movimento. Ao reduzir a atividade excitatória nesses locais, daríamos às pessoas que sofrem com essa síndrome um maior controle sobre os movimentos voluntários e, consequentemente, menos tiques”, explica Jackson.

Ana Hounie, psiquiatra especialista na doença e supervisora do Ambulatório de Transtornos do Espectro Obsessivo Compulsivo da Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica que já existiam suspeitas de que os níveis de Gaba em pacientes com a síndrome pudessem ser irregulares. O trabalho dos pesquisadores do Reino Unido, segundo ela, traz mais dados que reforçam essa hipótese e também podem explicar a melhora apresentada por alguns pacientes quando envelhecem.

“Com esse estudo, podemos trabalhar com uma teoria de que, à medida que você envelhece, os níveis de Gaba aumentam e, por conta disso, esses tiques diminuem”, diz Hounie. “O Tourette não tem cura determinada, mas, quando ela ocorre, em um terço dos casos, acontece de forma espontânea e na vida adulta. Acreditamos que isso ocorre pelo amadurecimento do sistema neurológico.”

Segundo Jackson, um dos grandes ganhos do trabalho está justamente na possibilidade de oferecer intervenções menos agressivas para quem não se livra do distúrbio. “Novas técnicas, como a estimulação craniana, poderão ser utilizadas para aumentar ou diminuir a quantidade de Gaba em áreas específicas do córtex. Talvez, o uso delas poderia ajudar também os jovens com essa doença a ter mais controle sobre seus tiques”, cogita o autor do trabalho.

A neurologista Cláudia Barata Ribeiro, do Hospital Santa Lúcia, conta que as técnicas de estimulação cranianas têm sido muito utilizadas para outros problemas neurais, como o mal de Parkinson e a depressão. “Até têm sido cogitadas para tratamentos de distúrbios alimentares”, complementa. “Descobrimos que estimular determinadas partes do cérebro com intervenções magnéticas podem auxiliar no tratamento dessas doenças e, como mostra esse trabalho do Reino Unido, talvez o Tourette possa também ser beneficiado com isso.”

Ribeiro acredita que a terapia proposta no estudo divulgado na Current biology carrega vantagens quanto aos medicamentos “Os remédios que estão disponíveis para serem utilizados contra o Tourette podem acabar influenciando a espontaneidade dos pacientes. Se tivermos tratamentos que não provoquem efeitos colaterais, ganharemos muito”, acrescenta.

A psiquiatra Ana Hounie ressalta que os achados da pesquisa britânica podem também contribuir para a criação de remédios que sejam mais específicos para o tratamento da síndrome. “Acho importante descobrir medicamentos eficazes para o tratamento da doença, já que 90% das pessoas tratadas dessa forma sofrem efeitos colaterais, além do fato de as drogas atuais serem caras. É possível que, sabendo agora dessa alteração de Gaba, futuramente, possamos ter mais drogas com menos efeitos colaterais”, cogita.

Jackson acredita que os resultados do estudo do qual faz parte possam ainda auxiliar na compreensão de outros problemas de saúde neurológicos que também têm como característica o desequilíbrio em substâncias que excitam e inibem regiões do cérebro. Ele adianta que o próximo passo da equipe será analisar distúrbios ligados à hiperatividade. “Daremos foco no transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e no autismo, problemas semelhantes à síndrome de Tourette.”

Fonte: Estado de Minas

9 comentários:

Fábio fonteles de Araújo. disse...

Oi sou Fábio.tenho 31 anos e desde minha juventude tenho alguns tiques.começou piscando os olhos e depois mexendo o pescoço.aí foram se espalhando pro resto do corpo.boca,pernas, barriga,etc.hoje tá mais forte no meu braço e no meu ombro esquerdo.tipo fica mais forte por um tempo em diferentes regiões do corpo.isso pode ser ST?

Anônimo disse...

Pode ser sim Fábio.Meu nome é maike,tenho 16 anos,e moro atualmente no estado de Alagoas.A doença começou a se manifestar quando eu tinha 5 anos;comecei a piscar os olhos repetidamente e a fazer sons estranho,agora estou com tiques nervosos e movimentos repetitivos.E isso me encomoda quando estou na escola,muitos chegam a caçoar de mim e ficam me imitando,e isso me deixá muito triste,as vezes fico até sem vontade de ir a escola,por que eu sei que vai ser mais um dia de sofrimento,mas devo seguir em frente,a doença não tem cura,mas tem tratamento,e isso pra mim é um alívido, quero ter uma vida normal assim como as outras pessoas,por quê eu me sinto o inferior as outras pessoa por causa da doença,queria ser uma pessoa sem a síndrome de tourette,mas nasci com ela,então devo conviver com ela,e estou levando a diate,nas críticas ou nos apoios,sempre seguirei em frente.

Unknown disse...

Gostaria de indicação de especialista em ST no Rio de Janeiro para minha filha que tem 27 anos e tem desde os 6 anos.

Unknown disse...

Porque não eles não pensam como uma forma assim a junção de dois remédios para tratamento ? Pois tomo Bupropiona e topiramato manipulados e diminuíram 99 por cento os tiques e o toc ... medicamente inibe a receptação da dopamina, que é neurotransmissor responsável por diversas coisas em nosso corpo, como o humor e emoções, movimento, cognição, sono e memória.

Unknown disse...

Tomo Bupropiona e topiramato para o tique e eles melhoraram muito 99 por cento dos tiques ,pois um e para diminuição de impulsos toc e outro para diminuição da descarga sináptica ...Esse medicamente inibe a receptação da dopamina, que é neurotransmissor responsável por diversas coisas em nosso corpo, como o humor e emoções, movimento, cognição, sono e gostaria de saber se alguém de vcs já fizeram essa.juncao para esse tratamento de sindrome de Tourette ????

Unknown disse...

Bupropiona e topiramato Esse medicamente inibe a receptação da dopamina, que é neurotransmissor responsável por diversas coisas em nosso corpo, como o humor e emoções, movimento, cognição, sono e memória.

Unknown disse...

Gostaria de saber se há algum psicólogo especializado em reversão de hábitos e sindrome de Tourette em Araraquara (SP)e regiao e se esse tratamento é indicado para crianças de sete anos... Obrigada! Fernanda

Unknown disse...

Olá. Alguém poderia me responder tenho um filho de 12 anos, e sempre ele muda de manias tipo era com as mãos depois piscava os olhos agora fica furando os shorts acende e apaga luz duas vezes, será que é essa síndrome?

Debbie Wallace disse...

Como um sinal de gratidão por como meu filho foi salvo do autismo, decidi estender a mão para aqueles que ainda sofrem com isso. Meu filho sofreu de autismo em 2017 e foi muito difícil e doloroso para mim porque ele era tudo para mim e os sintomas eram terrível, ele sempre teve dificuldade com a comunicação, e ele sempre se queixaram de contato visual pobre. Tentamos várias terapias prescritas por nosso neurologista, mas nenhuma conseguiu curá-lo. Procurei a cura e vi um testemunho de alguém que estava curado e de tantos outros com problemas corporais semelhantes, e ele deixou o contato do médico que tinha a cura para o autismo. Eu nunca imaginei que o autismo tivesse uma cura natural, não até que eu o contatei, e ele me garantiu que meu filho ficará bem. Eu recebi o remédio fitoterápico que ele recomendou e meu filho usou e em um mês ele estava totalmente bem, mesmo até o momento ele está tão cheio de vida. O autismo tem uma cura e é um medicamento fitoterápico do Dr. James, entre em contato com o médico para obter mais informações sobre outras doenças como DOENÇAS DE ALZHEIMER, DIABETES, DOENÇA BIPOLAR, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES, Hepatite A, B, C. FEBRE, EPILEPSIA , MENINGITE, ESQUIZOFRENIA DENGUE, PRÓSTATA, TIREOIDE, BACTÉRIA, MALÁRIA, AMPLIAÇÃO DE PAU E MAMA, ESCLEROSE MÚLTIPLA, TUBERCULOSE, DIARRÉIA, POLIO, ASMA, LÚPUS, RABBIS, ESCLEROSE MÚLTIPLA, TUBERCULOSE, DIARRÉIA, POLIO, ASMA, LÚPUS, RABBIS, DOENÇA DE LATÓRIO, DOR RABBIS, DOR DE ARTICULAÇÃO, DOR DE LATÓRIA, EPÔNICA DE RABBIS, DOR DE ARTICULAÇÃO, DOENÇA DE LATÓRIA, DOR DE CRÂNIO, DOR DE CRONATO. AVC, LESÃO DA MEDULA ESPINAL, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR NAS COSTAS Sobre como obter seus medicamentos, contate-o em seu e-mail em .... Greatcureman@gmail.com ...... para mais informações, entre em contato com ele. ... Drjamesherbalmix@gmail.com