Amigos

Translate

quinta-feira, 16 de maio de 2013

OS TIQUES DURAM A VIDA TODA?


Em geral, a pior fase da ST é o período entre os 8 e os 12 anos. A boa notícia é que mais da metade desses pacientes tende a melhorar muito ao final da adolescência e início da fase adulta. Em um terço das pessoas acometidas, os sintomas vocais se tornam cada vez mais raros ou podem desaparecer, e os tics motores podem diminuir em número e frequência.

A remissão completa ocorre em 30% dos casos, mesmo sem tratamento. No entanto, para uma menor porcentagem de indivíduos, a idade adulta é também o período no qual os transtornos de tics mais graves e debilitantes podem se manifestar. Embora seja mais rato, a síndrome pode começar na vida adulta, mas em geral tem seu início na infância.

Os fatores que influenciam a continuidade dos transtornos de tics da infância para a idade adulta ainda não são bem compreendidos. Supõe-se que envolvam o processo de maturação do sistema nervoso central, mais precisamente a interação dos mecanismos responsáveis pelos tics, bem como a exposição a estimulantes do SNC e o conjunto de experiências emocionais traumáticas e estressantes vividos durante a infância e adolescência.

Acredita-se que, com a maturação do SNC, a conexão entre os córtices frontais e o estriado e entre os córtices motores e sensório-motores se dê mais eficientemente.

Fonte: Tiques, cacoetes, síndrome de Tourette, Ana Hounie e Eurípedes Miguel, org.

Nenhum comentário: