Amigos

Translate

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

TOURETTE E ENXAQUECA


Pesquisadores do Texas realizaram um estudo recentemente publicado no Archives of Neurology onde investigaram a possível associação entre enxaqueca e ST e para registrar achados preliminares de história familiar de enxaqueca em pacientes com ST.

Os pacientes diagnosticados como tendo ST na Clínica de Distúrbios do Movimento e Centro de Doença de Parkinson da Escola de Medicina de Baylor foram submetidos a um questionário sobre a enxaqueca baseado em critérios estabelecidos pelo Comitê de Classificação da Cefaléia da Sociedade de Cefaléia Internacional.

De 100 pacientes com ST, 25% cumpriram critérios diagnósticos para enxaqueca, significativamente mais que o esperado de 10% a 13% na população adulta em geral e dos 2% a 10% esperados na população pediátrica em geral. Não ocorreu diferença significativa na presença de comorbidade obsessivo-compulsiva entre os grupos de ST com ou sem enxaqueca.

Além disso, os grupos com Tourette com enxaqueca não foram mais suscetíveis a terem transtorno obsessivo-compulsivo comparados com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade. Dos pacientes com ST, 56% relataram história familiar de enxaquecas, 44% dos quais eram parentes de primeiro grau.

Os pesquisadores concluíram que a frequência de cefaléia numa amostra clínica de pacientes com ST foi aproximadamente 4 vezes maior que a freqüência de enxaqueca referida na população geral. Ao contrário dos registros prévios, a co-ocorrência de enxaquecas e ST no grupo em estudo pode possivelmente ser atribuída a outra comorbidade da ST além do transtorno obsessivo-compulsivo.

Fonte: blog da drª. Shirley de Campos

Nenhum comentário: