Temos falado tanto, aqui no Clic, sobre síndrome, transtorno, doença, mas, afinal, qual a diferença? Você sabe? Nós não. Aí, achamos que seria interessante esclarecer isto. Olhe só:
Síndrome: é definida como um conjunto de sintomas que ocorrem em conjunto ou um conjunto bem determinado de sintomas que não caracterizam uma só doença, mas podem traduzir uma modalidade patogênica.
Transtorno: este não é um termo exato, porém é utilizado para indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos cujo início ocorre invariavelmente no decorrer da infância, com um comprometimento ou atraso no desenvolvimento de funções relacionadas à maturação biológica do sistema nervoso central, não envolvendo remições e recaídas.
Deve-se considerar ainda que o transtorno não é decorrente de qualquer forma de traumatismo ou doença cerebral adquirida. Origina-se de anormalidades no processo cognitivo que derivam de algum tipo de disfunção biológica.
O termo transtorno revela desarranjo ou desordem neurológica e é usado para evitar termos como doença, caracterizando-se por um conjunto de sintomas sem compromisso com doença, envolvendo sofrimento psíquico e prejuízo do desempenho pessoal.
Doença: caracteriza-se por condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos. É considerada como uma disfunção de um organismo causada por agentes externos ou não ou qualquer condição mórbida ou danosa.
Distúrbio: por definição, é uma uma perturbação, mau funcionamento e interrupção da sequência normal de continuidade, ou mesmo afastamento da norma considerada e está mais vinculada ao sujeito, considerando a existência de comprometimento neurológico. Ainda encontramos distúrbio descrito como sendo uma alteração violenta na ordem natural. Esta alteração é compreendida como sendo no sentido de anormalidade.
Um comentário:
Olá bom dia, sou de Manaus, posso citar esse site em meu relatório de estágio?
aguardo sua resposta : niltonbragam@gmail.com
Postar um comentário