Amigos

Translate

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O PROBLEMA DA DESINFORMAÇÃO: EXEMPLO

José Antônio leu o blog e resolveu compartilhar conosco uma história interessante que se passou com ele, que nos serve de alerta. Eis o que escreveu:

"Um amigo, que sabe que eu tenho Tourette, me procurou esses dias falando que estava sofrendo da doença. Piscava muito, com força, e isso o estava atrapalhando bastante, as pessoas estavam comentando, etc. Ele estava muito abatido pois lhe disseram que não tinha cura e teria que passar o resto da vida piscando daquele jeito.

Perguntei a ele com que idade havia se manifestado e ele me respondeu: "ah, faz uns seis meses (ele tem mais de 30)".

Comentei  que a Tourette costuma aparecer na infância, pelo que eu sabia. E sugeri que ele procurasse, antes, um oftalmologista. Que talvez o problema não fosse de cunho neurológico. Ele fez isso.

Semana passada, me procurou de novo. Disse que o oftalmo lhe receitou um colírio e que os tics haviam sumido completamente."

Esta história, preocupante, demonstra como existe desinformação a respeito da ST. Tanto da parte do rapaz, quanto de quem lhe disse que ele tinha uma doença incurável. Houve sofrimento,  houve seis meses de desesperança, houve preconceito e discriminação. Tudo desnecessário.

Nenhum comentário: