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segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A ST E A VIDA ESCOLAR

Os estudantes com ST têm QI igual ao das outras crianças e a maioria deles tem bom desempenho acadêmico numa classe normal para sua idade. Algumas crianças poderão necessitar de um apoio educacional especial.

Alunos que possuem certos transtornos de aprendizado, combinados com o transtorno de déficit de atenção e com as dificuldades inerentes de ter de lidar com tiques frequentes, podem requisitar uma atenção pedagógica mais intensa.

Crianças podem requerer supervisão individual em uma sala de estudos, por exemplo. Ou, ainda, exames orais, quando os sintomas da criança interferem em sua capacidade de escrever.

É viável, nestes casos, o uso de gravadores ou computadores para os distúrbios da leitura e da escrita (nos raros casos em que estes estiverem presentes no quadro clínico), provas e exames sem limite de tempo (particularmente úteis quando a frequência de tics atrapalha a adequação ao tempo limite para responder às perguntas), provas em sala à parte (quando os tiques vocais estiverem intensos e atrapalhando o curso da prova) ou permissão para sair da sala para aliviar-se dos tics.

Todas estas medidas pedagógicas são simples de se executar e resolvem muitas dificuldades práticas. Os estudantes com síndrome de Tourette precisam de um ambiente compreensivo e tolerante que os encoraje a trabalhar para atingirem todo seu potencial e que seja flexível o bastante para atender às suas necessidades específicas.

Fonte: SITOC

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