Amigos

Translate

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

UM POUCO SOBRE TRANSTORNO DO MOVIMENTO ESTEREOTIPADO

A característica essencial do transtorno de movimento estereotipado é um comportamento motor repetitivo, não funcional e muitas vezes aparentemente intencional.

Este comportamento motor interfere acentuadamente nas atividades normais ou resulta em lesões corporais auto-infligidas, suficientemente significativas para exigirem tratamento médico (ou resultariam em ferimentos, caso não fossem adotadas medidas de proteção). Em presença de retardo mental, o comportamento estereotipado ou autodestrutivo é suficientemente severo para se tornar um foco do tratamento.

O comportamento não é melhor explicado por uma compulsão (como no TOC), um tique (como na ST), uma estereotipia que faz parte de um transtorno invasivo do desenvolvimento, ou arrancar os cabelos (como na tricotilomania).

O comportamento também não é devido aos efeitos fisiológicos de uma substância ou a uma condição médica geral. Os comportamentos motores devem persistir por pelo menos quatro semanas.

Os movimentos estereotipados podem incluir acenar com as mãos, balançar o corpo, brincar com as mãos, remexer os dedos, manusear objetos, bater a cabeça, morder a si mesmo, beliscar a pele ou enfiar os dedos em orifícios corporais, ou golpear várias partes do próprio corpo.

Às vezes o indivíduo usa um objeto para executar esses comportamentos, podendo causar danos permanentes e debilitantes aos tecidos e, por vezes, acarretar risco de vida. Por exemplo, o ato de bater ou golpear severamente a cabeça pode provocar cortes, sangramentos, infecções, descolamento da retina e cegueira.

Fonte: Psiqweb

Nenhum comentário: