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quarta-feira, 1 de agosto de 2012
UM POUCO SOBRE DISORTOGRAFIA
Até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque as relações com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo.
Porém, após estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia.
A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor.
Características:
- Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta;
- Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão;
- Omissões: cadeira/cadera, prato/pato;
- Fragmentações: en saiar, a noitecer;
- Inversões: pipoca/picoca, formiga/morfiga;
- Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.
Orientações:
- Estimular a memória visual através de quadros com letras do alfabeto, números, famílias silábicas.
- Não exigir que a criança escreva vinte vezes a palavra, pois isso de nada irá adiantar.
- Não reprimir a criança e sim auxiliá-la positivamente.
Fonte: Psicopedagogia Brasil
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