Amigos
Translate
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
O TOC VAI EMBORA?
A maioria das pessoas com TOC apresenta um vaivém dos sintomas. Você pode se desapontar se tiver a expectativa de que se os sintomas forem embora, isso será para sempre.
Algumas pessoas podem ter um episódio único e permanecer livres de sintomas pelo resto da vida. Entretanto, é melhor estar preparado para que os sintomas voltem em períodos estressantes da vida ou durante períodos de mudanças e ajudar a pessoa com TOC a estar preparada também.
O curso flutuante do TOC é influenciado por diversos eventos, mais freqüentemente o estresse. Eventos estressantes podem ser qualquer coisa, inclusive alegrias e ocasiões positivas. Pessoas com TOC geralmente comentam que não gostam de mudanças e têm dificuldade de mudar. Até o presente momento não existe cura garantida para o TOC.
Há formas efetivas de tratamento que podem permitir a pessoa a levar uma vida normal. Pode ser útil para as famílias manter em mente que não é incomum para as pessoas com TOC beneficiarem-se de psicoterapias depois que o TOC foi tratado.
Sintomas de depressão, conflitos de ajustamento conjugal, sentimentos de estar fora do passo em relação aos colegas são típicos e necessitam de atenção particular. Depois que os sintomas do TOC diminuem, a pessoa pode começar a perceber o quanto da vida perderam.
Os membros da família frequentemente ficam confusos com isto por presumirem que depois da melhora do TOC tudo mais ficaria bem também. O processo de recuperação se dá com ajuda profissional, compreensão de familiares e amigos e com o tempo.
Fonte: PROTOC/FMUSP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário