O tratamento do TDAH deve ser combinado e integrado, por meio de medicamentos, orientação aos pais e professores, e técnicas específicas que são ensinadas ao portador.
A medicação é parte muito importante do tratamento. Em 80% dos casos ajuda a pessoa a concentrar-se, a terminar suas tarefas sem interrupções, reduz a impulsividade e a agitação.
Os medicamentos mais comumente utilizados no Brasil são:
- Metilfenidato
- Imipramina
- Nortriptilina
- Bupropiona
- Clonidina
A terapia cognitivo comportamental (TCC) é indicada para o tratamento do TDAH com ótimos resultados. Não existe até o momento nenhuma evidência científica de que outras formas de psicoterapia auxiliem nos sintomas do transtorno.
O tratamento com fonoaudiólogo está recomendado nos casos onde existe simultaneamente transtorno de leitura (dislexia) ou transtorno da expressão escrita (disortografia). Apesar do TDAH não ser um problema de aprendizado, as dificuldades em manter a atenção, a desorganização e a inquietude atrapalham o rendimento nos estudos.
É importante que os professores conheçam técnicas que auxiliem os alunos com TDAH a ter melhor desempenho. Em alguns casos é necessário ensinar ao aluno técnicas específicas para minimizar as suas dificuldades.
Fonte: Banco de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário