Amigos

Translate

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CIENTISTAS DESCOBREM PISTA SOBRE A ST


Depois da descoberta síndrome de Tourette, há 126 anos, os pesquisadores pouco avançaram na causa do problema. Alguns estudos se voltaram para a investigação dos núcleos da base – região do cérebro envolvido com os comportamentos repetitivos e o neurotransmissor, dopamina. Depois, em 2005, uma equipe encontrou indícios de uma mutação genética no gene “SLITRK1″ em alguns casos, porém, não se sabia como esse gene provocava a síndrome de Tourette.

Agora um novo estudo localizou uma mutação no gene HDC que tem a função de codificar a L-histidina descarboxilase, uma enzima envolvida na produção de histamina, molécula de sinalização com grande variedade de papéis por todo o corpo. Essa enzima é responsável por provocar espirros, coceiras nos olhos e outras ações alérgicas, e também é um neurotransmissor.

Pesquisas feitas em laboratórios nos Estados Unidos comprovam que a histamina pode servir de freio para os movimentos repetitivos nos núcleos da base. “Eles fazem um argumento muito convincente de que esta mutação nesta família é responsável pela síndrome de Tourette”, diz John McClellan, psiquiatra da Universidade de Washington, Seattle, de onde tiramos esta informação. Muitas pesquisas ainda terão de ser feitas até que se faça uma droga efetiva para o tratamento da síndrome.

Um comentário:

Patrícia disse...

Torço para que se ache algo que diminuia os sintomas desta sindrome, pois meu irmão sofre bastante sentindo os movimentos porque cansa muito ele.