Amigos

Translate

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

DRAUZIO VARELLA ENTREVISTA A DRª ANA HOUNIE


Todos nós temos certas singularidades, certos gestos e posturas corporais que repetimos em determinadas situações e que denunciam, muitas vezes, o que estamos sentindo. Quem nos conhece bem sabe que, quando esfregamos os dedos na testa, cerramos o cenho ou arqueamos as sobrancelhas, é sinal de que estamos muito preocupados, ansiosos ou descontentes.

Há pessoas, porém, que perdem o controle sobre alguns movimentos e passam a repeti-los involuntária e automaticamente. Piscam os olhos, têm espasmos nos ombros ou no pescoço e contrações abruptas nos músculos da face. Esses tiques chamam a atenção de quem está por perto e, não raro, são motivo de pilhéria e imitação.

Tiques podem estar ligados a um tipo de distúrbio conhecido por transtorno obsessivo-compulsivo. O papel de Jack Nicholson (Oscar de melhor ator) no filme “Melhor é impossível” deixa perceber claramente alguns sintomas da doença. Ele faz malabarismos para não pisar nas riscas do chão, leva os talheres para o restaurante onde come todos os dias, na mesma mesa, o mesmo prato servido pela mesma garçonete.

De volta para casa, lava as mãos com água quase fervendo e joga fora o sabonete que usou uma única vez. Felizmente, casos como esse têm tratamento e a qualidade de vida dos pacientes melhora muito.

(continua abaixo)

Nenhum comentário: